Por detrás da Temporada 4 – Parte 2: Treino ao ritmo da música

Não é novidade que a música tem um papel importante na vida de todos nós, seja para relaxar, para nos motivar, ou até mesmo para inspirar.

Aquilo que mais caracteriza um treino JRNY é a música.

Não é novidade que a música tem um papel importante na vida de todos nós, seja para relaxar, para nos motivar, ou até mesmo para inspirar. E isto também se aplica quando o assunto é o exercício físico. A música é um elemento crucial no aumento de performance e foco durante o treino.

Vamos ver o que dizem os estudos sobre este tema:

Um estudo publicado no Journal of Sports Medicine and Physical Fitness em 2019, por exemplo, analisou o efeito da música em mulheres que praticavam treino de força. As participantes foram divididas em dois grupos: um que ouvia música durante o treino e outro que não ouvia. Os resultados revelaram que as mulheres que ouviram música tiveram uma maior redução na perceção de esforço durante o treino, o que pode indicar que a música ajudou a tornar o exercício num processo mais agradável.

Outro estudo, publicado em 2020 na Frontiers in Psychology, avaliou os efeitos da música no desempenho durante um treino de corrida. Desta vez, estamos a analisar numa modalidade específica, com uma intensidade específica. Os participantes foram divididos em três grupos: um que ouvia música de alta intensidade e energia, com um beat marcado, outro que ouvia música mais serena e um terceiro que não ouvia música de todo. Os resultados mostraram que os participantes que ouviam música mais enérgica tiveram um desempenho melhor na corrida do que os outros grupos, indicando não só que a música pode ter um efeito motivador e estimulante durante o exercício, como também o tipo de música pode ter influência, em diferentes tipos de treinos.

Neste último estudo, podemos concluir que estímulos de treinos diferentes irão requerer estilos de música diferentes. A música pode acompanhar os altos e baixos da intensidade de um treino, contribuindo para uma experiência mais ampliada.

Por isso mesmo é que a música é uma das minhas prioridades quando crio uma temporada nova de treinos. Os treinos são feitos não só ao som como também ao ritmo das melhores músicas. Cada cadência, cada exercício, é executado em perfeita aliança com a música, tornando a prática do treino mais consciente, uma vez que estamos a seguir um ritmo específico e a forcar-nos mais na tarefa. Isto, por sua vez, faz com que a nossa execução e rendimento durante o treino seja também melhor.

A temporada 4 dos treinos JRNY viu chegar um registo musical diferente das anteriores. Como falei no artigo anterior, a música tem uma grande ligação com tema de cada temporada. Fazendo com que cada treino seja uma experiência única.

Força e Foco 4:

Temporada 4 – Treino de Força e Foco

O treino deste formato está intenso e desafiante, como já é característico dos treinos de Força e Foco da JRNY. Há uma grande ênfase no treino de core, ao som de músicas empoderantes e modernas.

Viajamos em músicas que nos conduzem desde da década de 80, ao House, R&B, e, no final, um remix que é um autêntico ode às músicas do passado e da atualidade (alguns de vocês já devem ter ouvido no TikTok e no Instagram!)

A intensidade vai crescendo, assim como as músicas também vão evoluindo ao longo da aula. Contudo, a seguir à faixa de Core, nas duas últimas faixas, somos convidados a coexistir com o desconforto da intensidade e fadiga muscular através de músicas intimamente fortes, de beat crescente e “hopeful”.

Amplitude 4:

Temporada 4 – Treino de Amplitude

Aproveitamos a cadência lenta deste formato, e os exercícios expansivos, para dar oportunidade a quem faz a aula de expressar a sua amplitude através de músicas chill pop, sensuais, românticas e algumas com letras bastante honestas e cruas. Dá-se ênfase á anca, através de desafios de amplitude e estabilização articular que prometem levar a qualidade de movimento para outro nível. “Solitude” de M83, Felsmann + Tiley oferece um momento intenso em que conquistamos amplitude e consciência na ativação dos nossos músculos para ganharmos voluntariedade no nosso movimento.

Terminamos com ênfase na cadeia posterior, com músicas que nos irão convidar a descansar na posição de alongamento, com coreografia simples, para podermos ouvir bem a letra de cada música.

Flow 4:

Temporada 4 – Treino de Flow

As músicas continuam nos tons de house e chill beats, também com influências nos estilos vão pautando toda a temporada. Desde a temporada 3 que decidi coreografar o Flow também ao ritmo da música, ao contrário das temporadas 1 e 2 em que fazíamos ao nosso ritmo do princípio ao fim. Agora podemos saborear cada música como fazemos nos outros formatos de treinos, no entanto também temos espaço para fazer tudo com liberdade e ao nosso ritmo, no final.

Escolher as músicas, pensar na filosofia de treino que quero aplicar a cada uma, na experiência que quero que cada participante tenha durante a sua prática, é um processo mágico pelo qual eu sou apaixonado. Dou por mim a coreografar e visualizar temporadas inteiras, só de ouvir um conjunto de músicas que me inspira. É, de facto, algo que me nutre cada vez mais. Aplicar aquilo que sei e acredito numa metodologia de treino, e criar uma experiência de exercício físico única, prazerosa e cativante, para qualquer pessoa que faça login no site.

Não fiques por aqui

Explora mais

Treina o corpo e a mente, reduz o FOMO!

As atividades de fitness Body & Mind têm vindo a ser estudadas ao longo dos últimos anos, um pouco devido ao aumento exponencial da sua procura.