Tudo o que precisas de saber sobre o soalho pélvico!

O soalho pélvico consiste num conjunto de músculos que mantém os órgãos da cintura pélvica (útero, bexiga e reto) no seu devido lugar.

Na verdade, este artigo não é apenas para mulheres grávidas ou no pós-parto. Carregar um ser dentro do útero durante 9 meses para depois o trazer ao mundo através de um espaço claramente mais pequeno que a sua cabecinha, não é a única razão pela qual o soalho pélvico da mulher vai enfraquecendo ao longo dos anos.

À medida que o tempo passa, os músculos vaginais e do soalho pélvico podem vir a enfraquecer. Isto acontece porque simplesmente podes não estar a pensar nestes músculos o suficiente!

Imagina como seriam as tuas pernas ou glúteos se nunca fizesses um agachamento na tua vida. Trata-se da lei do uso ou desuso, e neste assunto aplica-se na totalidade.

O exercício durante a gravidez pode trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebé, incluindo melhoria da saúde cardiovascular, controlo do peso e melhoria da saúde mental. Além disso, alguns exercícios específicos podem ajudar a fortalecer o soalho pélvico, o conjunto de músculos que sustenta os órgãos pélvicos e o bebê durante a gravidez e o parto.

O soalho pélvico consiste num conjunto de músculos que mantém os órgãos da cintura pélvica (útero, bexiga e reto) no seu devido lugar.

 

Representação dos músculos do soalho pélvico, retirada de Sydney Pelvic Clinic

O soalho pélvico pode ficar mais enfraquecido durante a gravidez e no pós-parto devido ao aumento do peso corporal, à pressão do bebê no útero e ao alongamento dos tecidos. Isso pode levar a problemas como incontinência urinária e dificuldade em manter o controlo dos intestinos. Fortalecer o soalho pélvico pode ajudar a prevenir estes problemas e promover uma recuperação mais rápida após o parto.

 

Existem vários exercícios que podem ajudar a fortalecer o soalho pélvico, como os exercícios de Kegel. Esses exercícios envolvem contrair e relaxar os músculos do soalho pélvico de uma forma voluntária, e podem ser realizados em qualquer lugar e a qualquer hora, sem necessidade de equipamentos. Nas aulas JRNY do plano de Gravidez e Pós-Parto, até me refiro a esta força como “se quiséssemos travar rapidamente a urina”.

Aula JRNY do plano de Gravidez e Pós-Parto

É este o tipo de força que pretendemos estimular no soalho pélvico. Uma força interna, sem contrair nem coxas nem glúteos.

Sempre que te lembrares, faz estas pequenas contrações cerca de 10 vezes, 5 segundos cada!

Em resumo, o exercício durante a gravidez pode trazer muitos benefícios e incluir atividades específicas para fortalecer o soalho pélvico pode ajudar a prevenir problemas e promover uma recuperação mais rápida após o parto. As aulas de Body & Mind focam-se bastante nesta consciência, e aliadas a um treino consciente de força e mobilidade, tens a fórmula mágica para aumentar o teu bem estar e eficiência na recuperação após o parto!

Tens dúvidas acerca deste tema? Terei todo o gosto em esclarecer! Comenta aqui no JRNY Blog!